Monitoramento

Monitoramento de
Dispositivos e Aplicações

Integrated Operations Center (COI)

Integrated Operations Center (COI) Centro de Operações Integradas, Localizado em Curitiba no Paraná, Monitora de forma proativa, 24 horas por dia todos os sinais vitais dos hosts e serviços da infraestrutura do cliente.

Os serviços oferecidos pelo COI incluem a detecção proativa de incidentes em tempo real. Isso é possível graças à capacidade das ferramentas métricas configuradas de forma dinâmica e balizada para o seu negócio em específico que utilizamos, levando em conta as melhores práticas de mercado e nossa experiência.

Em situações de urgência, os clientes serão alertados por e-mail ou mensagens de texto via celular (SMS), o cliente também pode acompanhar o estado da rede por meio dos nossos sistemas disponibilizados via web em tempo real.

Com a nossa solução a medição dos indicadores de desempenho tem relevância estratégica, pois é por meio deles que é avaliada a qualidade do serviço prestado. Com eles, o cliente tem condições de verificar se a operação obedece aos níveis de qualidade estabelecidos em contrato com seus fornecedores de Telecom e serviço de TI, e ao mesmo tempo, obter todos os relatórios necessários para a gestão estratégia da infraestrutura e utilização em auditorias internas e externas, assegurando-lhes controle e governança de TI.

Escopo do Serviço

O serviço de monitoramento de servidores foi concebido levando em conta as cinco áreas funcionais de Gerência de Rede. O modelo foi criado pela International Organization for Standardization (ISO) que ficou conhecido pelo acrônimo (FCAPS).

Gerenciamento de…

  • Detectar a falha rapidamente;

  • Determinar com precisão onde a falha o ocorreu;

  • Isolar o componente ou serviço que veio a falhar, de forma que a rede continue a funcionar.

  • Reparar ou trocar o componente com problemas para restaurar a rede ao seu estado anterior.

FALHAS

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CONFIGURAÇÃO

  • Controlar inventário das configurações;

  • Monitorar mudanças na estrutura física e lógica de acordo com a necessidade;

  • Iniciar e encerrar as operações com parâmetros sistêmicos de processos de trabalhos internos;

  • Coletar informações sobre a topologia da rede em todas as nuâncias;

  • Alterar a configurações, quando necessários.

  • Obter dados estatísticos que caracterizam o uso da rede;

  • Identificar padrões;

  • Determinar tendências de uso.

CONTABILIZAÇÃO

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DESEMPENHO

  • Medir a taxa de utilização de equipamentos;

  • Qual a capacidade de utilização;

  • O tráfego é excessivo?

  • O tempo de resposta é considerado aceitável?

  • Armazenar, coletar e examinar os registros de logs de segurança;

  • Garantir que a política de segurança seja seguida em conformidade;

  • Controlar acesso à rede e às informações obtidas dos nodos da rede;

  • Relatórios sobre a utilização de recursos por parte dos usuários e horário de acesso, checar os direitos de acesso dos usuários.

SEGURANÇA

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Como Funciona?

O monitoramento de servidores, redes e dispositivos tem como principal objetivo monitorar e manter os dados atualizados da rede dos nossos clientes.

Com os dados históricos é possível avaliar o desempenho da rede, encontrando indicadores de uso identificando falhas que possam vir a ocorrer, para futuros ajustes e melhorias na demanda quantificando perdas, mensurando eventos e qualificando a estrutura de conectividade dos hosts.

Sistema de Monitoramento de Rede 24×7

O serviço também pode monitorar a disponibilidade de outras ramificações de benefícios e prestação de serviços e aplicações diretas, tais como:

Consumo de CPU;

Espaço no disco;

Consumo de banda;

Banco de dados com seus respectivos contadores;

Serviços de uma Intranet (NFS, Samba, servidor de terminais, impressão, DHCP);

Serviços Internet (DNS, FTP, HTTP, SMTP, POP, SSH);

Gerenciamento com Monitoramento de Rede 24×7

Falhas

  • Serviço de aviso imediato via e-mail ou entramos em contato por telefone;
  • Aviso com identificação de host;
  • Aviso com identificação do serviço com problemas;
  • Envio de aviso após o retorno do host/serviço;

Configuração

  • Cadastramos os hosts/serviços no sistema;
  • Atualizamos a base de dados;
  • Mantemos o histórico dos hosts e serviços;
  • Disponibilizamos o diagrama da rede via web;
  • Atualizamos a base de dados.

Contabilização

  • Disponibilizamos interface web para emissão de Relatórios;
  • Através dos relatórios e notificações por e-mail ou telefone;
  • Através dos relatórios e notificações por e-mail e SMS.

Desempenho

  • Taxa de equipamentos através dos Relatórios;
  • Medição de capacidade através de relatórios e gráficos;
  • Tempo de resposta através de relatórios e gráficos.

Segurança

  • Mantemos o histórico dos alertas no sistema;
  • Através de nossa equipe, acompanhamos as definições;
  • Serviço SNMP com senha e IP (fixo);
  • Mantemos o histórico dos alertas no sistema.